terça-feira, 28 de junho de 2011

Jogos matemáticos: recursos didáticos

Os jogos são recursos didáticos usados como alternativas para melhorar o ensino de matemática, pois muitas vezes as aulas são consideradas monótonas e verifica-se dificuldades encontradas pelos alunos na assimilação de conteúdos.
Por meio dos jogos, o aluno tem oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras, lidar com símbolos, produzir linguagem, obedecer regras, dar explicações, desenvolver estratégias, estimular seu raciocínio e criar seu próprio conhecimento.
Através da utilização dos jogos o aluno aprende brincando, aprende agir cognitivamente, escolher suas próprias ações, faz com que os alunos pensem com motivação, tornando a aprendizagem um processo interessante.
Os jogos em sala de aula são importantes de modo a permitir que o professor possa explorar todo potencial dos jogos, processos de solução, registros e discussões sobre possíveis caminhos que poderão surgir. Os jogos devem auxiliar o ensino do conteúdo, proporcionando a aquisição de habilidades e possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Portanto, o jogo matemático ajuda a desenvolver o potencial mental, intelectual, afetivo, lógico, criativo e físico. Traz a matemática mais próxima do aluno, também desenvolve a autoconfiança, concentração, organização, atenção e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei agradecida pelo seu comentário